Selo Social ViraVida

Parceria reconhecida com selo social

O Conselho Nacional do SESI lançou um selo social para valorizar e reconhecer o mérito dos parceiros do Projeto ViraVida. São centenas de empresas e instituições que nos últimos quatro anos têm contribuído para transformar a vida de milhares de jovens, gerando reflexos extremamente positivos também para as famílias e as comunidades a que pertencem.

Nova marca da inserção sócioprodutiva, o Selo Social ViraVida nasce para valorizar o trabalho sinérgico entre os parceiros. A ação em rede é um dos principais pilares de sustentação do ViraVida e dela depende a ampliação dos excelentes resultados apresentados pelo programa.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, este não é um prêmio como os demais pois não visa estimular a disputa, ao contrário: “sua finalidade é estimular as boas práticas, mostrando à sociedade quais as instituições, estabelecimentos e empresas que, superando preconceitos, contribuem para o desenvolvimento humano e trabalham pelo bem comum”.



Serão agraciados anualmente com o Selo Social Viravida aqueles que puderem manter ou superar as metas estabelecidas no Termo de Adesão ao Projeto ou Termo de Cooperação Técnica firmado com o ViraVida.

“Nossa expectativa é dar ampla visibilidade às organizações que se dedicam ao projeto, valorizar os parceiros empregadores e demonstrar a importância de contratar os profissionais capacitados pelo Sistema S”, conclui Meneguelli.

Anseio antigo, a inspiração para o selo social vem do selo “Empresa Amiga da Criança”, da Fundação Abrinq, concedido a empresas que se comprometem a não explorar o trabalho infantil e não contratar adolescentes para atividades noturnas, perigosas e insalubres, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Selo Social ViraVida será concedido nas categorias de Inclusão Produtiva, Incentivo ao Empreendedorismo, Empreendedorismo Juvenil, Investimento Socioambiental, Economia Criativa e Voluntariado Social.

As experiências que obtiverem maior pontuação em suas categorias receberão reconhecimento especial e terão direito ao selo Vira Vida Diamante. A inscrição para a premiação, que será realizada até julho de 2012, é aberta a parceiros do setor privado, setor público, terceiro setor, movimentos, redes sociais e mídias.

O anúncio dos ganhadores do primeiro selo ocorrerá em um evento público em Brasília. Com a premiação, o Conselho Nacional do SESI espera que os objetivos sejam alcançados, que as inovações compartilhadas, os talentos sejam promovidos e os esforços reconhecidos.